“Alimentar as pessoas e o planeta, em simultâneo!"

No âmbito das iniciativas globais de promoção da nutrição, realiza-se a cada 2 anos, o Encontro Global das Redes do Movimento SUN – Movimento para a Expansão da Nutrição, do qual Moçambique é membro, desde 2010.

Vuma Gerda Kikwete KSD

No presente ano e, tal como em ocasiões anteriores, uma delegação nacional, que incluiu os pontos focais das diversas redes deste movimento (Governo, sociedade civil, doadores e Nações Unidas, academia e Sector Privado, entre outros), representou Moçambique, entre os dias 4-7 de Novembro, no Encontro Global do Movimento SUN, em KatmanduNepal. Este foi o evento-mor do Movimento SUN e uma importante ocasião onde os seus membros apresentaram a evolução dos progressos e desafios, partilharam as suas inovações e aprenderam sobre o que está a contribuir para a redução da malnutrição, no seio dos países do Movimento. Foi uma oportunidade para os membros do Movimento recarregarem as suas energias e encorajarem-se, através da partilha, do aprendizado e da identificação de formas de elevar o nível do seu intervencionismo contra a malnutrição.

Delegação de Moçambique Lawrence KSD Vuma

“Esperamos mostrar os progressos verificados nos dois últimos anos, com o maior engajamento do sector privado, nas iniciativas de promoção da nutrição. Nestes dois anos, a Rede cresceu e estamos a trabalhar com cerca de 100 empresas, entre pequenas, médias e grandes, provenientes de diversos sectores e que compreenderam que a promoção da nutrição é uma responsabilidade de todos. Promovemos diversas mesas-redondas de discussão de temas sensíveis à nutrição, com destaque para os desafios enfrentados ao logo dos sistemas alimentares, incluindo o acesso ao financiamento, tecnologia e conhecimento, bem como a promoção de iniciativas de nutrição no local de trabalho e a participação do sector privado durante as emergências, como os ciclones que recentemente afectaram o país, disse Abel Dabula, Gestor do SBNMOZ, na ocasião.

Como em anos anteriores, este evento esteve dividido em diversas secções, incluindo sessões plenárias, workshops e exposições, onde os países partilharam a sua experiência na expansão da nutrição. Neste ano, o SBNMOZ esteve representado pelos seus co-facilitadores, GAIN e PMA, bem assim pelo Embaixador (Champion) da Nutrição para o Sector Privado em Moçambique, Eng. Agostinho Vuma, actual presidente da CTA.

Vuma Higino KSD Abel Ravi

“Sinto-me realizada por ver a resposta do sector privado. Ter aqui o Presidente da CTA a representar os empresários nacionais e saber que ele será um dos oradores de um dos principais painéis deste evento é um motivo de orgulho para a Rede e para o país. Esta é uma demonstração da abertura do sector privado, em contribuir para uma melhor nutrição para todos nós”, disse Kátia dos Santos Dias, Directora da GAIN Moçambique e co-facilitadora da Rede.

  • Foto I: Agostinho Vuma e Gerda Verburg (Secretária Assistente Geral da ONU e Coordenadora do Movimento SUN)
  • Foto II: Agostinho Vuma e Jakaya Kikwete (antigo Presidente da Tanzânia e Campeão da Nutrição)
  • Foto III: Agostinho Vuma e Kátia dos Santos Dias (Directora da GAIN Moçambique e co-facilitadora do SBNMOZ)
  • Foto IV: Cláudia Lopes (SETSAN), Abel Dabula (SBNMOZ), Víctor Sitão (MISAU), Edna Possolo (em representação do PMA, co-facilitador do SBNMOZ), Agostinho Vuma, Lígia Muthemba (em representação do SUN-Sociedade Civil) e Higino André (SETSAN, Nampula)
  • Foto V: Lawrence Haddad (GAIN), Kátia dos Santos Dias e Agostinho Vuma
  • Foto VI: Agostinho Vuma e Higino André
  • Foto VII: Agostinho Vuma, Kátia dos Santos Dias e Abel Dabula
  • Foto III: Tarun Vij (GAIN, Índia), Agostinho Vuma e Ravi Menon (GAIN Índia)

Apresentação dos Resultados Preliminares da Pesquisa de Mercado sobre os Hábitos e Preferências Alimentares em Moçambique

“Este foi um evento produtivo e bastante informativo que, mais uma vez, revelou factos sobre o consumo de ovos em Moçambique, que merecem uma especial atenção, tendo em vista os desafios que o país enfrenta no que diz respeito à desnutrição crónica que afecta principalmente as crianças” – Loko Rogers, Presidente da AMA, Associação Moçambicana de Avicultores.

A 28 de Novembro, a GAIN Moçambique juntou diferentes actores que trabalham na promoção da nutrição, fortalecimento do sector privado e saúde, com vista a celebrarem a uma voz o 15o aniversario da GAIN, desde a sua criação em 2002, em Assembleia-Geral das Nações Unidas.

A GAIN promoveu uma mesa-redonda com parceiros de alto nível (doadores, agências implementadoras e empresas e associações do sector privado) e uma palestra na UEM (Universidade Eduardo Mondlane), com estudantes do curso de mestrado em tecnologias dos alimentos e docentes.

“Podemos reparar as estradas, pontes e portos… mas se danificarmos a infra-estrutura mais importante (o cérebro), devido aa malnutrição, não teremos feito um investimento adequado” Akinwumi Adesina, Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, durante o Encontro Global do Movimento SUN.

FaLang translation system by Faboba

CONTACTS

Phone: +258 21 498 292


Our Co-Convenor

gainwfp

Financed by:

financiador

Criação e implementação: DotCom