Casos de sucesso Elizabeth Cavadias“Iniciei o meu negócio em 2007, como um passatempo. Na altura, o meu esposo trabalhava na indústria madeireira e eu ficava em casa com as crianças. Quando ele regressava do campo, no fim do mês, ele levava-me na carrinha para comprarmos carapau na cidade. Cerca de 50 caixas de cada vez. Eu vendia o peixe em casa, porque havia muita procura. 

Mais tarde, o meu marido comprou uma carrinha quase nova, de um amigo Zimbabueano. Comecei a usar o carro para o negócio. Não eram tempos fáceis. Eu conduzia o carro todo o dia, até ao anoitecer, debaixo de sol e chuva.

Estava decidida a não desistir dos meus sonhos. Depois de algum tempo, diversificámos na oferta de produtos, porque os nossos clientes queriam mais. Assim, para além do carapau, começámos a vender pescado local. Foi assim que percebemos que o nosso negócio estava estabelecido e tomámos a decisão de construir instalações próprias, na nossa casa. O meu negócio cresceu e não mais parou” Elizabeth Cavadias, proprietária da Elizabeth Cavadias, Lda., de distribuidora de pescado na cidade da Beira

 

Eram perto das 14:30, quando chegámos à casa da Sra. Elizabeth. O calor intenso contrastava com a chuva que teimava em cair há já alguns dias, inundando as estradas e os passeios. As instalações da Elizabeth Cavadias, Lda. dividem o espaço com a residência. Somos recebidos pelo casal Cavadias, que orgulhosamente nos acompanham numa breve visita pelas instalações.

Entramos numa pequena loja na parte de frente do edifício, onde está à venda uma grande variedade de pescado local: garoupa, serra, solha, linguado, tilápia, lula, carapau, assim como carapau importado. E não só. A loja também distribui outros produtos, tais como frango e suas miudezas, farinhas de milho e trigo, arroz, óleo e muito mais.

Estamos no bairro da Manga, cidade da Beira, capital de Sofala. Uma província rica e famosa pelos seus produtos do mar. A população local agora pode comprar uma variedade de pescado e outros produtos básicos a preços competitivos e perto das suas casas. Continuamos a visita e passamos para os armazéns. Todos os produtos estão organizados em prateleiras e a sala está bem ventilada. Passamos depois para a área de processamento, empacotamento e conservação de pescado, separada do armazém e da loja.

As novas instalações deixam o casal orgulhoso. Novas unidades de ar-condicionado foram montadas. Para se garantir a qualidade do pescado, esta área deve estar bem ventilada e limpa. É o coração da empresa. Ao fundo das instalações, existem três unidades de frio. A primeira é uma câmara de choque, com capacidade para 600kg. Todo o produto que chega e é processado é logo armazenado nesta câmara, por cerca de 8 horas.

De seguida, o produto é distribuído pelas câmaras de conservação. Este é todo equipamento novo. A empresa instalou um gerador, para suprir as necessidades de energia, em caso de falhas no seu fornecimento. Na sala de processamento, completamente renovada, a empresa instalou novas bancadas em aço inoxidável e uma máquina de corte do pescado. Todos os trabalhadores aqui estão devidamente equipados, de acordo com as normas de qualidade na indústria pesqueira.

De repente, a capacidade de produção da empresa duplicou. Das 30 toneladas de pescado processadas por mês, as melhorias irão contribuir para cerca de 60 toneladas mensais.

“Com os apoios do Mercado de Alimentos Nutritivos (o Mercado) da GAIN, estamos a fazer melhorias significantes no nosso negócio. Em condições normais, levaríamos cerca de 10 anos a atingir estes níveis. Agora vamos tornar-nos mais competitivos. Seremos capazes de vender peixe com melhor qualidade e a preços mais acessíveis para as populações. Iremos aumentar e diversificar os nossos canais de distribuição para as províncias de Manica, Nampula, Tete e Zambézia. Na verdade, já iniciámos as vendas nestas províncias, através de pequenos postos de venda.

Acreditamos que podemos contribuir para melhorar e diversificar a dieta das nossas comunidades e, consequentemente, melhorar a sua nutrição, ao mesmo tempo que lucramos com o nosso pequeno empreendimento. Somos diferentes da nossa competição no factor qualidade, mas mais ainda, os nossos clientes têm a possibilidade de adquirir aquilo que podem pagar. Por outro lado, distribuímos o pescado junto de outros retalhistas e estes expandem os nossos canais de distribuição. De salientar que a nossa empresa procura, também, garantir que os pescadores com os quais trabalhamos tenham mercado para a sua produção. Para garantirmos que o pescado chega até nós fresco, adquirimos uma máquina de fazer gelo.

Este gelo será, posteriormente, distribuído pelos pescadores, para uso durante a pescaria e assim garantirá que o pescado esteja sempre fresco, até chegar às nossas instalações. Temos a intenção de melhorar a qualidade do produto que fornecemos aos nossos clientes e pretendemos certificar o nosso negócio”, diz Elizabeth, com orgulho.

A Elizabeth Cavadias, Lda. compra, processa, armazena, distribui e vende uma grande variedade de pescado. Legalmente registada em 2008, numa fase inicial, a empresa usava instalações alugadas, no porto de pescas da Beira. Após alguns anos, a empresa decidiu construir as suas próprias instalações, de modo a reduzir os custos de produção e assim aumentar a oferta de pescado de qualidade a preços baixos. A empresa é membro da Comunidade de Práticas do Mercado desde 2014 e desde essa altura participa em diferentes acções de capacitação oferecidas pelo Mercado, com vista a melhorar os sistemas de gestão, incluindo a produção, processamento, marketing e distribuição de alimentos nutritivos e alimentos fortificados seguros.

No âmbito do Mercado de Alimentos Nutritivos da GAIN, a Elizabeth Cavadias, Lda. recebeu 95,450.00 USD (noventa e cinco mil Dólares Norte-americanos), para realizar acções de melhoria na sua unidade de processamento e adquirir unidades de ar-condicionado, câmaras de frio, máquina de fazer gelo e gerador eléctrico, bem como para instalar equipamento em aço inoxidável e outro equipamento para corte, processamento e pesagem de pescado. A empresa também recebeu assistência técnica nas áreas de boas práticas de fabricação e na elaboração de modelos e planos de negócios.

FaLang translation system by Faboba

CONTACTS

Phone: +258 21 498 292


Our Co-Convenor

gainwfp

Financed by:

financiador

Criação e implementação: DotCom