O êxito das intervençõe snutricionais é fortemente influenciado por uma série de questões sistémicas mais amplas e, em sentido inverso, a nutrição tem um impacto significativo nestas questões mais amplas de saúde e bem-estar.

As empresas podem contribuir para melhorar o ambiente nutricional se,também elas, apoiarem as intervenções sensíveis à nutrição.

As empresas e os governos têm vindo progressivamente a reconhecer que as intervenções nutricionaisno local de trabalho são um investimento estratégico com grandes retornos na saúde e produtividade dos trabalhadores.

O local detrabalho é um cenário ideal para fornecer e promover a boa nutrição, uma vez que os trabalhadores, geralmente com contextos educativos e preocupações com a saúde semelhantes, estão presentes durante grande parte doseu dia. Por outro lado, a jornada laboral pode ser a única oportunidade de estes trabalhadores comerem uma refeição nutritiva (um modelo e uma lógica não muito diferentes dos populares programas de alimentação nas escolas).

Nos países com as maiores taxas de malnutrição, um acesso das crianças e das mulheres grávidas e lactantes a alimentos nutritivose a preços comportáveis durante os primeiros 1.000 dias – intervalo entre a concepção e o segundo aniversário de uma criança – poderá trazer melhorias para a saúde e o desenvolvimento durante toda a vida.

Os efeitos nutricionais nospaíses estão intimamente ligados aos sistemas agrícolas e limentares locais. Para suprir as necessidades de nutrientes diárias das populações locais, o sector agrícola deve produzir uma maior variedade de alimentos nutritivos, indo além das culturas e dos cereais de base.

É igualmente necessário um sistema alimentar que reduza drasticamente as perdas de colheitas e o desperdício alimentar e torne os alimentos nutritivos mais acessíveis, disponíveis e desejáveis para as populações locais. Além disso, nas comunidades agrícolas rurais, onde a mal nutrição está geralmente maispresente, a promoção do consumo de alimentos nutritivos nas próprias explorações pode ter umimpacto significativo na subnutrição.

Nos casos em que a oferta de alimentos existente não proporciona níveis denutrientes adequados às dietas, um enriquecimento por múltiplos nutrientesde alimentos básicos e condimentos, tais como óleos alimentares, grãos e sal,pode fornecer as vitaminas e os minerais essenciais para a maior parte dos grupos populacionais, com alterações mínimasdos hábitos alimentares.

FaLang translation system by Faboba

CONTACTOS

Telefone: +258 21 498 292


Parceiros:

gainwfp

Financiado por:

financiador

Criação e implementação: DotCom