“Podemos reparar as estradas, pontes e portos… mas se danificarmos a infra-estrutura mais importante (o cérebro), devido aa malnutrição, não teremos feito um investimento adequado” Akinwumi Adesina, Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, durante o Encontro Global do Movimento SUN.

Realizou-se, de 7 a 9 de Novembro, o Encontro Global do Movimento SUN, em Abidjan, Costa do Marfim, com o propósito de reunir os Pontos Focais dos Movimentos SUN nacionais e os membros das diversas plataformas que compõem este movimento, para interagirem, partilhar os progressos e aprender dos outros, bem assim inspirarem-se nas melhores abordagens, para alcançarem mais e melhores resultados.

Moçambique participou neste evento com uma delegação que representou o Movimento SUN, liderada pelo SETSAN (Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional). Outros participantes neste evento pertencem aas diferentes plataformas que compõe o Movimento SUN, a saber:

  • Rede da Sociedade Civil
  • Rede de Doadores
  • Rede do Sector Privado (SBNMOZ)
  • Rede das Nações Unidas

O SBNMOZ participou neste evento e partilhou os desafios para o engajamento do sector privado na promoção da nutrição em Moçambique e as expectativas para aumentar este engajamento.

A VODACOM Moçambique participou neste evento, a convite do SBNMOZ e na qualidade de membro desta plataforma.

Dentro das suas acções de Responsabilidade Social Corporativa, a VODACOM tem um programa com vista a aumentar o acesso aa informação sobre nutrição, saúde, agricultura, entre outros, através da rede móvel.

Segundo o convidado da VODACOM a este evento, Sr. Samir Chandra, esta é uma oportunidade para se criar uma relação mais forte entre a VODACOM e a GAIN e, por outro lado, obter uma visão mais aprofundada sobre o projecto de mNutrição (uma iniciativa do Ministério da Saúde, implementada em parceria com a GAIN), o seu potencial, os objectivos, a abrangência e as melhores práticas de implementação e comunicação, baseado nas experiências nos países onde o serviço foi implementado.

Samir Chandra considera também que, sendo a “Vodacom uma empresa que opera no sector de telecomunicação, ela ocupa uma posição estratégica muito forte como canal de difusão de informação e formação do público. E é nessa perspectiva que vejo a Vodacom contribuir para a melhoria da nutrição da população: através de campanhas de marketing e disseminação da informação e consciencialização da população para as melhoras práticas e hábitos alimentares”.

FaLang translation system by Faboba

CONTACTOS

Telefone: +258 21 498 292


Parceiros:

gainwfp

Financiado por:

financiador

Criação e implementação: DotCom