Cada vez mais, as doenças ligadas à nutrição têm demonstrado ter um impacto directo nas economias dos países, influenciando na disponibilidade da mão-de-obra, fidelidade e nível de produtividade para o sector privado.

Em Setembro de 2019, iniciou oficialmente um piloto para a implementação de intervenções de nutrição no local de trabalho em 5 empresas, segundo as suas necessidades e capacidades. Ao longo do piloto, serão desenvolvidas ferramentas de autoavaliação, que poderão ser usadas por outras empresas interessadas em implementar intervenções similares e, dessa forma, permitir que elas dêem um passo para a melhoria da nutrição. Com recurso a estas ferramentas, as empresas poderão autoavaliar a sua capacidade e automaticamente definir a intervenção que melhor se adequa à sua realidade, olhando para a questão custo benefício.

O piloto teve a duração de 1 ano, durante o qual estas empresas testaram e incorporaram intervenções adequadas e ajustadas à sua capacidade, culminando com estudos de caso específicos, que servirão de base de análise para outras empresas interessadas nestas abordagens, bem como para ilustrar as lacunas existentes em Moçambique, em relação aos produtos e serviços relacionados com a nutrição no local de trabalho. Abaixo apresentam-se as organizações que participaram no piloto.

Organização

Província

Área de actuação

Organização

Província

Área de actuação

Chicoa Fish Farms

Tete

Produção, processamento e distribuição de peixe tilápia em cativeiro

ToPack

Maputo

Produção e reciclagem de plásticos

Maragra Açúcar, SA

Maputo

Produção e processamento de cana-de-açúcar

Afrisal do Mar, SARL

Maputo

Produção de sal

Ministério da Saúde

Maputo

Entidade de saúde do Governo

O projecto de nutrição no local de trabalho é uma iniciativa implementada pela GAIN, com o apoio da UK aid do Governo do Reino Unido e em parceria com o Governo de Moçambique e a CTA. este projecto tem a orientação de um Comité de Conselheiros, criado a 7 de Junho de 2019, com a função de dar orientação e recomendações para a implementação de iniciativas de advocacia, sensibilização, visibilidade e disseminação sobre a importância da nutrição no local de trabalho.

Contexto da nutrição no local de trabalho

Os programas de nutrição nos locais de trabalho integram um conjunto de intervenções nutricionais relativas à educação nutricional, alimentação saudável, apoio à amamentação e exames médicos com foco em nutrição, que visam melhorar o estado nutricional actual da força laboral, melhorar a capacidade geral para trabalho e garantir o gasto energético. Evidências globais demonstram que investimentos modestos em programas de nutrição no local de trabalho resultam em menos dias de doença e acidentes e fortalecem a saúde dos trabalhadores, reduzindo o impacto de doenças e DNTs relacionadas com a desnutrição, aumentando a produtividade.

Idealmente, esses programas visam a introdução de mudanças e soluções nutricionais nos locais de trabalho, com vista a promover hábitos de alimentação saudável, melhorar o conteúdo nutricional das refeições e promover o aumento do consumo de alimentos nutritivos e seguros pelos trabalhadores, de forma a colmatar deficiências nutricionais e garantir a melhoria da saúde e do respectivo gasto energético.

“O local de trabalho representa, cada vez mais, um espaço importante para influenciar padrões de escolhas alimentares e mudanças de comportamento. Com este projecto, pretendemos incentivar e mostrar que o sector privado pode promover dietas saudáveis, através de intervenções directas, tais como alimentação no local de trabalho e indirectas, tais como a disseminação de informação sobre nutrição e saúde no local de trabalho”, Diva Dessai, gestora de projectos de nutrição no local de trabalho na GAIN.

O SBNMOZ e a nutrição no local de trabalho

Para trazer este assunto à mesa de discussão dos intervenientes, o SBNMOZ incluiu dentro da sua estratégia a “advocacia para a melhoria da nutrição no local de trabalho” que em Moçambique se concentra especificamente nas intervenções abaixo apresentadas:

  • alimentação saudável no trabalho;
  • educação nutricional.

 

FaLang translation system by Faboba

CONTACTOS

Telefone: +258 21 498 292


Parceiros:

gainwfp

Financiado por:

financiador

Criação e implementação: DotCom