A primeira metade de 2019 foi de grandes desafios para a larga maioria dos Moçambicanos, pois as regiões centro e norte do país foram assoladas pelos ciclones IDAI e Kenneth, que fustigaram, com grande impacto, as províncias de Sofala, Manica, Tete, Zambézia e Cabo Delgado. Para responder a estes desafios, o Governo de Moçambique realizou, em Maio de 2019, a Conferência Internacional de Doadores, na cidade da Beira, com o objectivo de incentivar o apoio à reconstrução e implantação de sistemas resilientes, para as populações locais. Em resposta a este apelo, o Governo do Reino dos Países Baixos contribuiu com fundos para diversas iniciativas.

Em 5 de agosto de 2019, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino dos Países Baixos concedeu à GAIN um fundo de cerca de 5 milhões de Euros, para implementar esta iniciativa, desenhada em resposta aos dois ciclones que atingiram Moçambique no início desse ano, levando à destruição de várias infraestruturas, bem como dos sistemas alimentares dos distritos de Sofala, Manica e Cabo Delgado. Para garantir a recuperação rápida dos sistemas alimentares, a GAIN e seus parceiros de consórcio (iDE – International Development Enterprise, AGRA – Aliança para a Revolução Verde em África, Helvetas Swiss Intercooperation, Save the Children e Instituto Oikos Onlus) implementaram uma abordagem integrada e sustentável de recuperação e assistência ao desenvolvimento, por meio duma abordagem de cadeia de valor, com finalidade de:

a) Aumentar a disponibilidade, acesso e / ou consumo de alimentos nutritivos e seguros por meio de mercados, famílias de agricultores e escolas;
b) Melhorar a utilização dos alimentos (por meio de melhor higiene e qualidade da água potável);
c) Fortalecer as funções de governação local para tratar da segurança alimentar.

O projecto de reconstrução dos sistemas alimentares tem o objectivo de contribuir para repor e fortalecer o estado de segurança alimentar e nutricional, contribuir para melhorar o acesso à água potável e saneamento do meio e reforçar o sistema agrário das regiões afectadas, Sofala, através de iniciativas de apoio aos produtores e empreendimentos afectados pelo ciclone IDAI.

No âmbito deste projecto, o SBNMOZ providenciou apoio sustentável às empresas e Governo local, com vista a fortalecer as funções de governação local, para abordar a segurança alimentar. O SBNMOZ reforçou a capacidade do sector privado local, através do estabelecimento de um secretariado regional em Sofala, com apoio da CTA, que irá organizar uma série de pesquisas, entrevistas e workshops para estabelecer as necessidades e capacidade das empresas. Esta abordagem regional assegurará um melhor apoio técnico direcionado às PMEs e aos COPSAN e CODSAN das áreas afectadas.

FaLang translation system by Faboba

CONTACTOS

Telefone: +258 21 498 292


Parceiros:

gainwfp

Financiado por:

financiador

Criação e implementação: DotCom