Sector privado assume maior protagonismo na promoção da nutrição

Em Dezembro de 2018, o Comité de Conselheiros do SBNMOZ foi empossado em Maputo. Durante a cerimónia, Agostinho Vuma, Presidente da CTA e Embaixador do sector privado para a nutrição mostrou o interesse do sector privado em assumir, imediatamente, maior protagonismo na promoção da nutrição, pelo e para o sector privado.

Entretanto e, considerando que os empresários pouco sabem sobre o tema, Agostinho Vuma fez, na ocasião, um apelo ao secretariado da Rede, para que, de imediato, se realizasse a capacitação dos membros do comité. Em resposta ao apelo, o SBNMOZ realizou, a 20 de Fevereiro de 2019, uma capacitação do comité, em matérias de introdução à nutrição, a nutrição e os negócios e os sistemas alimentares na nutrição, com a participação dos membros do comité e da CTA, a nível central e das províncias de Cabo Delgado, Manica, Nampula, Sofala, Tete e Zambézia.

A capacitação foi realizada pelos co facilitadores, representados ao mais elevado nível por Lawrence Haddad, Director-executivo da GAIN, a nível global e Karin Manente, Representante do PMA em Moçambique.

Para Agostinho Vuma, Presidente do comité, este evento “servirá de eco para a mensagem sobre o papel do sector privado em geral, na melhoria da nutrição e, principalmente, sobre o “negócio da nutrição”. É tempo de o sector privado assumir o seu papel como actor dominante, nas escolhas alimentares dos consumidores e mudar o actual cenário”.

O Comité de Conselheiros do SBNMOZ prevê ter estes encontros uma vez por ano, para definir e avaliar as actividades relevantes e impactantes que envolvam o sector privado na melhoria e ou expansão da nutrição, tanto através do aumento da capacidade produtiva, como através de advocacia para a adopção de políticas de nutrição no local de trabalho, em benefício das empresas envolvidas.

 

Os membors do Comité de Conselheiros do SBNMoz são:

  • Agostinho Vuma – (Presidente do Comité e Embaixador - Champion - do SBNMOZ) – Presidente da CTA
  • Adelino Buque – Vice-presidente para o Pelouro do Agronegócio da CTA
  • Alexandre Bacião – Director-executivo da ProConsumers, associação de defesa do consumidor
  • Sérgio Chusane – Director-executivo da H2N, associação de promoção de saúde e nutrição em Moçambique
  • José da Cruz Francisco – Docente da UEM
FaLang translation system by Faboba

CONTACTOS

Telefone: +258 21 498 292


Parceiros:

gainwfp

Financiado por:

financiador

Criação e implementação: DotCom