SBNMoz realiza a sua IIIª Conferência Anual, em Maputo

Com o intuito de discutir os desafios para a melhoria da nutrição em Moçambique, o SBNMOZ – Rede de Empresas para a Expansão da Nutrição em Moçambique reuniu cerca de 200 participantes, com destaque para o empresariado nacional e representantes do Governo, sociedade civil e da academia, na sua 3ª Conferência Anual, que esse ano debateu o tema “Sistemas Alimentares como Meio de Promoção da Nutrição em Moçambique”. Este evento foi organizado pela GAIN – Global Alliance for Improved Nutrition e o PMA – Programa Mundial para a Alimentação, em parceria com a CTA – Confederação das Associações Económicas de Moçambique e com o apoio do SETSAN – Secretariado Técnico para Segurança Alimentar e Nutricional.

Este evento foi realizado em duas sessões:

Reunião das Plataformas do Movimento SUN em Moçambique, com a participação de cerca de 100 convidados, que trouxeram a debate as “Recomendações para o Sector Privado”, no âmbito das iniciativas de promoção da Nutrição.

Graça Machel Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da ComunidadeGraça Machel, Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da ComunidadeGraça Machel, Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, foi a oradora principal desta sessão, com o tema “Como capitalizar o papel das plataformas do Movimento SUN, em prol da nutrição em Moçambique”. Para Graça Machel, “é tempo de agir.

Todos nós devemos arregaçar as mangas e deixar de ficar nos gabinetes, para irmos ao terreno e dar o nosso contributo, com acções concretas.” Graça Machel afirmou ainda que “temos a infraestrutura para reduzir a malnutrição, mas ainda estamos presos nos 43% de desnutrição crónica. Porque motivo? O nosso trabalho é implementar".
Graça Machel lançou um desafio ao sector privado: “Que se criem condições para garantir que cada criança Moçambicana possa comer, pelo menos, um ovo por semana. E assim estaremos a garantir uma melhor nutrição para todos”.

 

higino de marruleHigino de Marrule, Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar e Lawrence Haddad, Director-Executivo da GAINA segunda parte do evento, virada para o sector privado discutiu “Os Sistemas Alimentares como meio de promoção da nutrição”. Higino de Marrule, Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, fez a abertura da sessão, tendo aproveitado a ocasião para anunciar a presença na sala de Lawrence Haddad, Secretário-Executivo da GAIN e de Maria de Andrade, do CIP – Centro Internacional da Batata, Laureados de 2018 e 2016 do Prémio Mundial para a Alimentação.

Tudo faremos para que os diferentes actores encontrem um ambiente favorável para desenvolver as suas actividades de forma independente e imparcial, criando incentivos e facilidades na execução das suas acções”, disse Higino de Marrule.

 

Esta sessão foi dividida em três painéis que, onde se debateram os seguintes temas:

  • Os Sistemas Alimentares como meio de promoção da nutrição em Moçambique, apresentado por Lawrence Haddad, Director-Executivo da GAIN e auxiliado por Eduarda Mungói, Assessora do Ministro da Indústria e Comércio e Mualide de Sousa, Directora da Qualidade e de Desenvolvimento de Novos Produtos da MEREC.
  • O investimento na nutrição como oportunidade de negócios, apresentado por Paulo Sousa, PCE do Banco Comercial e de Investimentos de Moçambique, BCI, secundado por Pietro Toigo, Representante Residente do Banco Africano de Desenvolvimento, António Souto, Administrador Delegado do GAPI e Mário Gomes, Coordenador Nacional do PIGA.
  • A nutrição no local do trabalho como meio de promoção do conteúdo local, onde a VALE Moçambique, representada por Lara Truzão e com os contributos de Adelino Buque, Presidente do Pelouro do Agronegócios da CTA e Diva Dessai, Gestora do Projecto de nutrição no local do trabalho na GAIN

Os membros destes paineis apresentaram a sua visão e experiência, em torno dos temas acima e, com a participação massiva dos cerca de 200 convidados, procuraram soluções para aumentar o contributo do sector privado na nutrição em Moçambique, ao mesmo tempo que se fortalece o sector empresarial nacional.

agostinho vuma ctaAgostinho Vuma, Presidente da CTA e Champion da Nutrição para o Sector Privado, tecendo as suas considerações sobre o envolvimento das empresas na busca de soluções para a melhoria da nutrição no paísCoube a Agostinho Vuma, Presidente da CTA e Champion da Nutrição para o Sector Privado, apresentar as notas de encerramento do evento, com uma chamada para o aumento das intervenções do sector, nas iniciativas de promoção da nutrição em Moçambique. “O ritmo de crescimento populacional de 2% ao ano (…) cria cada vez mais pressão sobre os sistemas alimentares. Como líderes empresariais e associativos, não devemos ficar alheios a esta realidade, que aponta para o sofrimento da nossa população por causa da desnutrição crónica”, rematou Vuma.

Brevemente, o SBNMOZ irá realizar as mesas-redondas provinciais, durante as quais os participantes terão a oportunidade de discutir os desafios nos sistemas alimentares e a promoção da nutrição em Moçambique.

 

FaLang translation system by Faboba

CONTACTOS

Telefone: +258 21 498 292


Parceiros:

gainwfp

Financiado por:

financiador

Criação e implementação: DotCom