sector privado 3

Segundo o estudo “O Custo da Fome em África, 2017”, Moçambique perde mais de 10.9% do PIB anual, quase 62 biliões de Meticais (1.6 biliões de Dólares), devido à desnutrição crónica.

Com estes dados, pode-se concluir que o país deixa de investir em sectores vitais para o seu desenvolvimento e crescimento. A prevenção e combate à malnutrição, em todas as suas formas, devem ser vistas como prioritárias para todos os intervenientes (Governo, doadores, agências de desenvolvimento, sector privado, sociedade civil, academia, entre outros), pois tem um impacto directo, não apensa na saúde publica, bem como na economia do país.

Apesar de Moçambique ter registado, na última década, uma redução dos níveis de desnutrição crónica (de 43% para 38%, em crianças menores de 5 anos, segundo o IOF – Inquérito sobre o Orçamento Familiar, 2019/2020), para a “WHO e UNICEF, estes níveis observados na população são classificados em “muito alto” em termos de sua importância em saúde pública, (IOF, 2019/2020).

Para garantir uma maior participação do sector privado, na erradicação da malnutrição em Moçambique, a GAIN tem trabalhado através de uma abordagem conjunta e diferenciada, no apoio a este sector, assente na necessidade de aumentar a consciencialização sobre o seu papel na melhoria da nutrição, através de iniciativas que incluam, entre outras, o aumento da disponibilidade de alimentos seguros e nutritivos para todos, em especial aos mais vulneráveis.
Nas suas estratégias de apoio e envolvimento do sector privado, a GAIN implementou e continua a apostar em abordagens tais como:

Comunidade de Práticas: uma plataforma de engajamento, capacitação, troca de experiências e promoção de negócios entre actores dos sistemas alimentares, com vista a estimular um maior acesso a conhecimento e ligações de mercado por parte das micro, pequenas e médias empresas.

Acelerador de inovações: uma iniciativa que cria oportunidades de acesso a assistência técnica, desenvolvimento e investimento de ideias inovadoras de negócios que tenham o fim de promover a nutrição.

Nutrição no Local de trabalho: que promove acções de advocacia, desenho e implementação de modelos de negócios viáveis para a introdução de programas de nutrição no local de trabalho.

Bem como a co facilitação da Rede de Empresas para a Expansão da Nutrição: uma plataforma do sector privado que busca, por um lado, criar e estimular sinergias entre os seus membros, no intuito de melhorar o ambiente de negócios, quer seja por iniciativas que visem melhorar e ampliar as suas capacidades produtivas ou pela criação de novas oportunidades de mercado. Por outro lado, a Rede estabelece-se como mecanismo de advocacia a favor do sector privado, no que respeita aos diferentes factores que condicionam os negócios (legislativo, regulatório, entre outros).

Como resultado de 11 anos de apoio e envolvimento do sector privado na melhoria da nutrição em Moçambique, destacando 7 das províncias com maiores índices de desnutrição crónica (Maputo, Sofala, Manica, Tete, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado) a GAIN realizou as seguintes acções:

  • Apoio a mais de 300 empresas, em acções de assistência técnica para melhoria na formulação de produtos e desenho de modelos e desenvolvimento de negócios
  • Apoio a mais de 40 empresas, na elaboração de com planos de negócios
  • Apoio a 15 empresas, na implementação de programas ou iniciativas de nutrição no local de trabalho
  • Apoio a mais de 30 empresas em financiamento directo para a melhoria da sua capacidade de produção e distribuição de alimentos seguros e nutritivos
  • Mais de 100 empresas assumindo compromissos individuais para a melhoria da nutrição
  • Realização de 55 encontros da Comunidade de Práticas, em 7 províncias

Devido ao reconhecimento do impacto que este modelo de apoio com o sector privado gera na comunidade empresarial e no consumidor final – as comunidades mais vulneráveis à desnutrição crónica, esta é uma abordagem que tem sido replicado em outros programas.

FaLang translation system by Faboba

CONTACTOS

Telefone: +258 21 498 292


Parceiros:

gainwfp

Financiado por:

financiador

Criação e implementação: DotCom