WhatsApp Image 2023 03 27 at 13.23.52

A SANKALP trouxe uma mais-valia para o meu negócio e para a forma como nós (na Luteari) olhamos para as parcerias e oportunidades de fortalecimento do nosso negócio, desde o acesso a financiamento à componente de capacitação técnica. Participar desta edição da SANKALP foi uma honra, pois pude representar os empresários moçambicanos que estão na área de produção de alimentos. Um dos maiores ganhos, para mim, foi ter conseguido fechar um acordo, através do qual a minha empresa irá participar de um processo de desenvolvimento de negócios, por um período de 6 meses, com possibilidade de concorrer a fundos de investimento. Com esta mentoria assegurada e pelos dados apresentados pela empresa, tenho certeza de que ira preparar a minha empresa para competir para fundos internacionais e gerar mais impacto no meu negócio”. Celia Ribeiro, directora geral da Luteari.

Segundo o International Finance Corporation (IFC), cerca de 40% das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) nos países em desenvolvimento, como o caso de Moçambique, têm uma necessidade de financiamento não satisfeita de aproximadamente 5,2 triliões de dólares norte-americanos, por ano. Esta lacuna agrava a já precária situação do mercado para as PMEs nos países em desenvolvimento. Estas empresas são obrigadas a abraçar cada vez mais a inovação, como solução para resolver os seus problemas, enquanto respondem a necessidades do mercado.

Célia Ribeiro, Directora geral da empresa Luteari - Insumos e Serviços Agricolas, Lda., sediada na província de Manica e virada ao agronegócio, é uma empresária que, como várias outras, está em busca de soluções para consolidar o seu negócio.

A Luteari participou e venceu a 3ª Edição do NutriDeal, uma iniciativa da Rede de Empresas para a Expansão da Nutrição em Moçambique (SBNMOZ), realizada entre Setembro e Novembro de 2022, uma iniciativa virada ao desenvolvimento das MPMEs nacionais dos sistemas alimentares, que incorpora componentes de capacitação em gestão de negócios, desenho e apresentação de modelos de negócios a investidores e sala de negócios. A edição de 2023 contou com a colaboração do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME), Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) e representantes do sector de investimento / financiamento, com destaque para o Banco de Investimentos de Moçambique (BCI) e teve a participação de empresários das províncias de Cabo Delgado, Manica, Nampula e Zambézia.

A proposta de valor apresentada pela Luteari teve como factor inovador uma proposta para o processamento industrial de feijão bóer em lentilha, tornando este produto uma fonte rica de proteína acessível às comunidades locais. Pela sua participação e vitória no NutriDeal, a Luteari teve a oportunidade de participar da Cimeira SANKALP 2023, em Nairobi, entre 1 e 2 de Março. Esta é uma iniciativa global que junta mais de 2 mil actores, entre empreendedores, empresários, governos, investidores, doadores, agências de desenvolvimento, academia, entre outros interessados de sectores diversos, com destaque para os sistemas alimentares e as energias renováveis.

 SANKALP

 A cimeira foi realizada com o tema "Transformando impacto" e teve como objectivo catalisar as colaborações entre o ecossistema empresarial, a fim de resolver os desafios globais de forma sustentável. Foi durante esta cimeira que a empresa moçambicana conseguiu para alem da aumentar a sua rede de contactos de parceiros conseguiu integração num programa internacional de mentoria de 6 meses, em que terá o apoio direcionado e especifico por forma a preparar a empresa para oportunidades de financiamento internacionais.

Rafael Nzucule, coordenador da SBNMOZ, defendeu, durante esta cimeira, que a capacidade técnica e o conhecimento também exercem um papel fundamental para garantir o crescimento das empresas e acrescentou ainda que as parcerias estratégicas têm a probabilidade de gerar maior impacto. Para Rafael Nzucule “eventos como a SANKALP vêm juntar diversos parceiros para juntos transformarem o ecossistema empresarial pela nutrição, através do fortalecimento de parcerias, acesso à assistência técnica e financiamento, para a aceleração do desenvolvimento das empresas.”

 

Mais inovação, Maior Impacto 

Durante a Cimeira da SANKALP, a GAIN e a SBNMOZ promoveram uma sessão de discussão sobre soluções sustentáveis para a aceleração da transformação dos sistemas alimentares pela nutrição, em Africa, através do apoio às empresas. Nesta sessão, a Luteari apresentou a sua inovação e a sua visão sobre como a mesma pode ajudar, não apenas na questão nutricional das comunidades, mas também na sua transformação em fonte de renda para as comunidades produtoras, uma vez, que apesar da alta produção do feijão bóer no país, este não é um produto cuja comercialização, processamento e consumo não estão massificados no país. Através da sua proposta de inovação, a Luteari acredita ter identificado uma solução que irá contribuir para aumentar a disponibilidade, processamento, distribuição e consumo desta cultura, resultando, igualmente, na diversificação de fontes de renda para os pequenos agricultores locais.

Através desta iniciativa, a SBNMOZ reforça o seu compromisso de melhorar e fortalecer a contribuição do Sector Privado, na melhoria da Nutrição. A SBNMOZ é uma iniciativa implementada pela GAIN e Programa Mundial para a Alimentação (PMA), em parceria com a CTA e com financiamento do Reino dos Países Baixos.

FaLang translation system by Faboba

CONTACTOS

Telefone: +258 21 498 292


Parceiros:

gainwfp

Financiado por:

financiador

Criação e implementação: DotCom