Nos casos em que a oferta de alimentos existente não proporciona níveis denutrientes adequados às dietas, um enriquecimento por múltiplos nutrientesde alimentos básicos e condimentos, tais como óleos alimentares, grãos e sal,pode fornecer as vitaminas e os minerais essenciais para a maior parte dos grupos populacionais, com alterações mínimasdos hábitos alimentares.
O custo anual do enriquecimento de alimentos pode serde apenas alguns cêntimos por pessoana adição de iodo ao sal, subindo até0, 25 dólares caso se trate de vitaminas eminerais mais complexos. As empresas estão bem posicionadas para reduziros custos dos ingredientes mediante aperfeiçoamentos na eficiência dascadeias de abastecimento. Um enriquecimento de alimentos eficaz exige o empenhamento e o apoio detodas as partes interessadas nacionais.
As alianças nacionais de enriquecimento de alimentos agregam governos (p. ex.,Ministérios da Saúde, da Agricultura ou da Indústria, Agência de Segurança Alimentar), empresas (p. ex., empresasde alimentos/condimentos, associações de moleiros, moleiros, associações de panificadores, panificadoras), organizações internacionais e sociedade civil nos países,a fim de realizar um esforço colectivo de consolidação das políticas, da legislaçãoe da regulamentação em matéria de enriquecimento de alimentos.
AS EMPRESAS PODEM CONTRIBUIR PARA O ENRIQUECIMENTO DE ALIMENTOS DIANTE:
A integração do enriquecimento de alimentos na transformação e na produção: as pequenas, médiase grandes empresas alimentares desempenham, noseu conjunto, um papel central na concretização das prioridades locais de enriquecimento de alimentos. As empresas alimentares podem remodelar a transformação e a produção de alimentos, integrando a compra, o armazenamento, a combinação, a rotulagem e a embalagem de vitaminas e minerais nas operações diárias e pondo em prática sistemas de acompanhamento da qualidade.
O aumento da disponibilidade: as empresas podem assegurar uma maior disponibilidade de produtos enriquecidos, através da sensibilização dos distribuidores comerciais e dos agentes de venda para os benefícios do enriquecimento de alimentos e de uma alavancagem dos canais de distribuição comercial e dos estabelecimentos retalhistas existentes. Nalguns casos, criam, em parceria com governos e sociedade civil, novos modelos de distribuição mais adequados às necessidades das populações mais pobres.
A criação de procura: as empresas podem igualmente gerar uma procura de produtos enriquecidos por parte dos consumidores, projectando marcas que destaquem os benefícios para a saúde e reforcemas mensagens sobre a importância de consumir produtos enriquecidos em detrimento de produtos não enriquecidos. Podem utilizar recursos de comercialização e publicidade para sensibilizar os consumidores e manter limites de preços competitivos e acessíveis, subsidiando os custos do enriquecimento de alimentos