Nos países com as maiores taxas de malnutrição, um acesso das crianças e das mulheres grávidas e lactantes a alimentos nutritivose a preços comportáveis durante os primeiros 1.000 dias – intervalo entre a concepção e o segundo aniversário de uma criança – poderá trazer melhorias para a saúde e o desenvolvimento durante toda a vida.
Juntamente com a amamentação e com alimentos nutritivos, os suplementos de múltiplos nutrientes são um método inovador e rentável de enriquecimento de alimentos na própria casa, melhorando a nutrição de toda a família se forem combinados com as refeições imediatamente antes do seu consumo.
Os suplementos de múltiplos nutrientes podem assumir várias formas, incluindo pós, pastas e pastas para barrar, sendo fáceis de consumir. A colaboração entre governos,empresas e organizações dasociedade civil tem assumido umpapel cada vez mais importanteno reforço da oferta e da procurade alimentos especialmenteformulados para grupos-alvo.
As empresas podem alargar o acesso a alimentos especialmente formulados para grupos-alvo:
AUMENTO DA OFERTA: do lado da oferta, são necessários vários canaisde distribuição para garantir um acesso abrangente a alimentos e micronutrientes nutritivos a grupos populacionais com diferentes necessidades nutricionais e poderes de compra.
Os modelos mais promissores englobam a colaboração entre os sectores públicoe privado – com canais de distribuição públicos gratuitos que complementem as abordagens de mercado, em que o consumidor/beneficiário paga uma taxa, que pode ou não ser comparticipada.
Esta abordagem permite levar produtos acessíveis e de boa qualidade a zonas em que não existe uma distribuição pública, por intermédio de um variado leque de pontos de acesso, designadamente farmácias, centros de saúde e mercados, e garante a sua disponibilidade em caso de interrupção do acesso comparticipado a alimentos especialmente formulados.
CRIAÇÃO DE PROCURA: do lado da criação de procura, os programas de comercialização social que incluem mensagens específicas sobre os benefícios dos produtos e da sua utilização adequada e promovem uma alteração de comportamentos são um aspecto essencial das abordagens de mercado.
Também neste caso, a colaboração entre os sectores público e privado é determinante; por exemplo, uma empresa pode fornecer alimentos especialmente formulados recorrendo a redes existentes da confiança das comunidades para sensibilizar e implicar as populações locais.
À guisa de exemplo, refira-se a parceria no Bangladeche entre a Aliança Global para a Melhoria da Nutrição (GAIN), a Renata (uma empresa farmacêutica bangladechiana), e a BRAC (a maior ONG ao nível mundial), que tirou partido da rede de 70 000 profissionais de saúde comunitários da BRAC para distribuir 29 milhões de saquetas de micronutrientes em pó (entre Agosto de 2012 e Julho de 2013), alcançando mais de 600 000 crianças.