Os efeitos nutricionais nospaíses estão intimamente ligados aos sistemas agrícolas e limentares locais. Para suprir as necessidades de nutrientes diárias das populações locais, o sector agrícola deve produzir uma maior variedade de alimentos nutritivos, indo além das culturas e dos cereais de base.
É igualmente necessário um sistema alimentar que reduza drasticamente as perdas de colheitas e o desperdício alimentar e torne os alimentos nutritivos mais acessíveis, disponíveis e desejáveis para as populações locais. Além disso, nas comunidades agrícolas rurais, onde a mal nutrição está geralmente maispresente, a promoção do consumo de alimentos nutritivos nas próprias explorações pode ter umimpacto significativo na subnutrição.
Existe uma grande margem para trabalhar com o sector privado naintegração da nutrição na produção agrícola local, mediante:
INVESTIMENTO NA AGRICULTURA SENSÍVEL À NUTRIÇÃO: no sentido de, incitaros agricultores a diversificarem a produção de variedades de culturas mais nutritivas, as empresas podem fornecer e financiar factores de produção no domínio da nutrição sob a forma de sementes de frutos e produtos hortícolas e de sementes biofortificadas, bem como financiara formação e educação de agricultores e comunidades agrícolas sobre as boas práticas agrícolas nutricionais.
As empresas podem igualmente tornar as informações e os serviços de mercado disponíveis por intermédio de tecnologias de comunicações móveis, apoiar a criação de cooperativas agrícolas de alimentos nutritivos, investirem tecnologias de transformação na exploração, a fim de reduzir oscustos de armazenamento e transporte e os riscos de desperdício decolheitas, e promover as hortas particulares e as culturas intercalares.
No âmbito da circulação dos alimentos das explorações para osmercados, as empresas podem investir em novas tecnologias (p.ex., silos adaptados aos nutrientes, cadeia de frio) para reduziro desperdício alimentar, aumentar a segurança e a qualidade dos alimentos, bem como permitir a preservação dos nutrientes durante os processos pós-colheita de armazenamento, transporte e transformação.
A IMPLANTAÇÃO DE MERCADOS DE ALIMENTOS NUTRITIVOS: a fim deincentivar a sua passagem para variedades de culturas mais nutritivas,os agricultores devem ter uma relação mais directa com a procura previsível das suas culturas no mercado.
Os pequenos agricultores eas pequenas, médias e grandes empresas ao longo da cadeia de valor alimentar podem implantar esse mercado desenvolvendo ofertas nutritivas acessíveis para o mercado e ajudando a criar uma procura dessas ofertas, através da promoção junto do público do conhecimento e do entendimento da nutrição e da saúde.
À medida que aprodução alimentar entra nas cadeias de valor globais, as grandes empresas podem associar, sensibilizar e incentivar os fornecedores,distribuidores e retalhistas nas suas cadeias de abastecimento, a fim de venderem produtos nutritivos, promover boas práticas nutricionais e criar cadeias de abastecimento dos trabalhadores seguras em termos nutritivos.